Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Alvorada do Sul
Teste para Covid-19 Dúvidas e respostas

Todo teste pode apresentar resultado ou alterações que precisam ser consideradas pelo serviço de saúde.

Os produtos para testagem do novo coronavírus são classificados como risco III, isto é, médio/ alto risco ao indivíduo e à Saúde Pública, passíveis de registro e destinados ao uso profissional, conforme RDC nº 36/2015.

Existem diferentes metodologias que podem ser empregadas nos produtos para testagem da Covid-19, sendo algumas orientada para detecção do antígeno (vírus), outras para a detecção de anticorpos (defesas do organismo) esse sendo o que temos disponível para uso no centro de referencia do município de Alvorada do Sul.

Dentre os ensaios para anticorpos, estão os que utilizam a metodologia de imunocromatografia, conhecida popularmente como "teste rápido".

Trata-se se um ensaio de simples execução que, geralmente, não requer a utilização de equipamentos e permite a visualização do resultado em poucos minutos (10 a 30 minutos em média, a depender de cada produto).

Reforçamos que a informação apresentada nestes ensaios é quanto ao estado imunológico no momento da coleta da amostra.

 Há um período de janela imunológica, que é o intervalo (não inferior a 7 dias do início da infecção) de tempo entre a infecção e a produção de anticorpos em níveis detectáveis por um teste que precisa ser considerado.

Ou seja. Se a testagem ocorrer dentro do período de janela imunológica, o resultado do ensaio poderá ser negativo, mesmo quando a pessoa estiver contaminada (falso negativo). É importante, portanto, respeitar o intervalo entre os sintomas e a testagem, estar atento às informações dos protocolos.

Por isso EXISTE tanta cautela na execução dos testes. Nós temos que ter responsabilidade em seu uso sim. Um falso negativo pode ser tão prejudicial quanto uma arma letal. Sabendo que, aquele que pode ser um paciente assintomático, portador de um teste com resultado negativo poderá circular livremente, contaminando quantas pessoas, superfícies e locais pelos quais passar.

É responsabilidade como profissionais e gestores, impedir ao máximo a disseminação do novo coronavírus.

Não iremos de forma alguma realizar testes naqueles que não se encontram dentro do protocolo, e mesmo assim passará por avaliação médica e se houver a indicação o mesmo será realizado sim, dentro do dia (janela imunológica) correto.

Reiteramos ainda a informação de que seguimos os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual, não podendo realizar qualquer ato contrário.

Relembramos que postagens em redes sociais ou qualquer outro tipo de manifestação que possam trazer pânico ou impor dificuldades ao trabalho desenvolvido pelas equipes da saúde serão objeto de análise pelo Ministério Público, pois contrariam as medidas de enfrentamento ao COVID19, ampliando os riscos a população.